Sempre atrasados e a rotina do SEM TEMPO
- Cassiano Oyarzabal
- 29 de out. de 2021
- 2 min de leitura
Atualizado: 24 de nov. de 2021
O recurso mais valioso que existe na vida se chama tempo.

Se te oferecessem 5 milhões de dólares - em troca de seu tempo - lhe restando 5 semanas de vida, você venderia?
Eu não.
Algo inestimável sobre o tempo
Parece contraditório eu falar de tempo e querer você lendo esse artigo, porém existe algo inestimável sobre o tempo, para mudar sua forma de geri-lo e como enxergar sua atuação profissional.
A verdade é que a vida é um desafio, não tempo. Todos temos as mesmas 24hs, mesmos sete dias por semana. Então, são os desafios - ou melhor: a forma que lidamos com eles - que nos fazem crescer na vida profissional, pessoal e demonstram como administrar melhor o nosso tempo. De brinde, ganhamos um manual da nossa trajetória de vida.
"Como alguém, após sobreviver um longo tratamento de câncer, gere seu tempo?"
Tal questão reflete-se com nosso mundo econômico e a rotina do dia-a-dia.
Caberia até entrar aqui em discussões políticas, meritocracia da gestão do tempo, e mais ainda no tema da propriedade industrial, que gira nossa rotina e nos facilita superar desafios, ganhando tempo (uma patente de um celular...). Contudo, não é a questão.
A questão é que quanto melhor você lida com seus desafios - diante do tempo que você tem - melhor gestor, funcionário, profissional, líder e ser humano você se torna.
O monge e o executivo
Poderia puxar para um lado filosófico/espiritual ao mencionar a obra “O MONGE E O EXECUTIVO” de James Hunter (um dos meus livros favoritos). Porém, faço ora a mera menção e indicação do livro, e explico a matéria de gestão das circunstâncias - ensinadas no livro - por um lado mais pop/cultural, do materialismo, conhecido entre os advogados, falando do Sr. Louis Litt.

Espero que conheça a trajetória deste personagem da série Suits. Ele é meu favorito da série, e o que mais ensina ao meu ver sobre crescer superando desafios.
Sem querer dar spoiler, mas o Sr. Louis Litt é um grande #@%&*. No entanto, ele demonstra que começamos nossos projetos sem saber, boa parte das vezes, como eles vão terminar. E a forma de gerir o tempo diante dos DESAFIOS está intrinsicamente relacionada a isto.
"A forma de lidar com cada ocasião, através do tempo, é o que nos torna verdadeiramente grandes"
Quem assistiu a série do personagem acima sabe que os desafios enfrentados e as atitudes de cada personagem diante dos desafios, é o que os tornam personagens bons ou ruins. Leve a arte para a vida real (é o que a proteção da propriedade intelectual faz) e seja um bom personagem.
Para não tomar mais do seu tempo, termino este artigo dizendo: Foque mais em superar desafios, e não no tempo.
E caso queira me acompanhar mais, leia os demais artigos e aproveite a última turma da Consultoria em propriedade industrial.







Comentários