top of page
Buscar

Por que é importante fazer patentes?

  • Foto do escritor: Cassiano Oyarzabal
    Cassiano Oyarzabal
  • 20 de abr. de 2022
  • 3 min de leitura

Atualizado: 15 de set. de 2022

Patentes refletem no crescimento de empresas, que refletem na evolução da humanidade. Quero que leve esse artigo especialmente considerando o desenvolvimento do Brasil.

ree

Vou lhe mostrar como as empresas podem lucrar com patentes, que além de beneficiar quem trabalha na propriedade industrial, beneficiam o crescimento da nossa nação.


Primeiro, saiba que vários setores da indústria são capazes de produzir patentes. Dentro desses setores, várias empresas já produzem patentes e se destacam no mercado.


A partir daí, o grande lance é demonstrar o valor que este tipo de proteção pode trazer as empresas, ao ter a exclusividade nacional na produção de algo que seja novo, solucione problemas ou melhore a vida das pessoas.


Assim, se desenvolve a matéria de patentes qualificando escritórios na área e criando nas empresas departamentos de P&D (Pesquisa e Desenvolvimento), estabelecendo-se uma cultura de destaque no mercado.


Como demonstrar valor das patentes


Contamos a história hipotética de Taciano, um criativo engenheiro da área elétrica que desenvolve um sistema para economizar energia gasta na fabricação de refrigerantes.


Taciano já tem conhecimento na área, é um técnico no assunto, uma vez que trabalha há muitos anos na empresa Tota-tola, famosa marca de refrigerante. Taciano comenta com seus supervisores seu sistema na economia de energia na fábrica, no entanto, ninguém dá ouvidos ao pobre engenheiro.


Então, com a coragem e o peito aberto, Taciano se demite e decide investir no seu projeto sozinho, abrindo sua própria empresa e despendendo meses na elaboração de proposta concreta para oferecer seu sistema as outras empresas do setor, que foi desenvolvido sozinho - tão somente - pela inteligência e capacidade de Taciano.


E antes de lançar suas propostas, Taciano faz devidamente o requerimento de patente, conseguindo uma rápida aprovação ao contratar um escritório qualificado. Taciano oferece sua patente a outras empresas do setor em troca de percentual de royalties. Tais empresas conferem que vale a pena usar o sistema de Taciano, pois mesmo pagando os royalties, acabam tendo um custo reduzido na fabricação dos refrigerantes.


Ainda, estas empresas que adquirem o sistema de Taciano contratam engenheiros mais qualificados para aplicar o sistema, gerando mais empregos e qualificação no mercado.


No final, a antiga empresa em que Taciano trabalhava, indignada com a situação, promove Joaquim, ex-colega de equipe de Taciano, para desenvolver um sistema ainda melhor, o que consegue realizar em alguns meses. Respectiva empresa também faz patente do seu sistema e eleva ainda mais a tecnologia, reduzindo o preço dos refrigerantes no mercado nacional e internacional, ao levar o novo sistema para o exterior, fazendo patente na China, Europa e Estados Unidos.


Se Taciano não tivesse feito patente, metade dos benefícios alcançados seriam impossíveis, e com certeza ele sairia prejudicado, ao copiarem o seu sistema.


As etapas do processo de patente esclarecem tudo


Tenho que ser honesto com você, adquirir uma patente não é simples, mas as suas etapas já demonstram a sua importância.


Antes de depositar um pedido de patente, é importante fazer um parecer de viabilidade, para conferir se a patente é nova e gera valor a sociedade. Caso contrário, não serão preenchidos os requisitos de patente, sendo negada pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial - INPI quando for requerida.


Este parecer vai auxiliar também na redação da patente, pois indicará tudo que já é de conhecimento público e o que de valor a patente agrega na sociedade. Após requerido o pedido de patente, este será submetido ao exame do INPI que só dará a proteção exclusiva caso realmente preenchido os requisitos, dentre eles, agregar valor a sociedade.


Poderão ser apresentados subsídios, explicando porque não se pode conceder determinada patente, ou, porque ela deve ser aprovada. E adivinhe, boa parte dos subsídios questionam o que a patente agrega ou não agrega de valor a sociedade.


Ainda, existem as anuidades, que são exigidas pelo INPI por supor que o titular está se beneficiando com a patente, diante de ter a exclusividade na produção de um objeto que soluciona ou melhora a vida das pessoas, e somente um titular pode produzi-lo. Por fim, pode ser apresentada nulidade administrativa para anular uma patente que em nada agrega a sociedade.


Ou seja, o sistema todo é feito para que as patentes nos desenvolvam nacionalmente.


E por isso, é muito importante fazermos patentes.


 
 
 

Comentários


Porto Alegre, Rio Grande do Sul. Brasil. ©2021 by Cassiano Oyarzabal.

bottom of page