Atalhos ao registro de marca
- Cassiano Oyarzabal
- 24 de nov. de 2021
- 3 min de leitura
Antecipo para você um belo caminho, bem mais curto para trabalhar na profissão da PI, registrando marcas: de forma lucrativa, profissional e com SEGURANÇA

Doce como o olhar da criança - e do cupcake que ela desfruta - são as seguintes constatações, para encurtar MUITO seu caminho ao registro de marcas na propriedade industrial:
A capacidade de se comunicar é o que gera seu alcance de clientes;
A precisão das informações é o que gera a confiança com o cliente;
A preparação da oferta e realização do serviço é o que gera seu melhor marketing (maior credibilidade e notoriedade na área);
A continuidade da orientação e controle da marca do cliente é o que vai fazer você crescer e lucrar de maneira INCRÍVEL na PI.
Para aplicar ainda nesta semana, vai uma melhor instrução de cada item acima:
Já comentou com seus amigos sobre o registro de marca?
Eu já. Aliás, meus amigos são meus clientes. Já fui rotulado como o “menino das marcas” no passado, mas estou nem aí, pois fechei e continuo fechando serviços. E quanto mais conheço gente, mais me comunico e fecho serviços. A busca é eterna.
Quanta confiança você acha que consegue passar?
Você não precisa saber tudo. Porém, deve saber o necessário para realizar o registro da marca com segurança. Se tremer na frente do cliente ele vai sentir. Se enganar o cliente, tem risco de ele saber. Não gere desconfiança no seu trabalho. Isto só lhe fará perder boas oportunidades. Saiba o básico e fale com convicção, e se vier porventura algo que não saiba, diga: "vou estudar e lhe confirmo." Daí estude e confirme.
Você tem um bom norte lendo o artigo: Tiro curto para registrar marcas. Mas antes:
Saiba o que está ofertando
Inclusive, com os detalhes práticos de cada cliente. Essencial para fechar o serviço e depois executá-lo com segurança na PI. Saiba o que o cliente faz e o que ele precisa proteger. A partir disso, começará fazer sua fama, para ser conhecido e indicado como um profissional qualificado pelos clientes.
Não pense que o trabalho de proteção da marcas se encerra com um registro
Eis um ABSURDO engano. Não cometa esse equívoco! Existem outros serviços totalmente necessários para oferecer ao cliente. O serviço de oposição ajudará a garantir exclusividade da marca no INPI. O serviço de notificação alertará concorrentes em uso indevido da marca. Esteja atento, comunique o cliente e tome as medidas necessárias. Além de lhe fazer mais qualificado, seu negócio será mais lucrativo.
Conclusão
São estas as instruções. Acredite, são o que os grandes profissionais da área fazem. Foi como conseguimos, no nosso escritório, fechar com grandes empresas do país. Comece oferecendo o registro de marca, ou, uma notificação se for o caso. Lembre-se de avaliar o que o cliente precisa.
Use esta avaliação para coletar informações na prospecção e orientação de clientes.
Se está começando do zero, nada cai do céu no seu colo.
De todo modo, coloque em prática as orientações deste artigo. Aos poucos, irá dominar as áreas da propriedade industrial, criando mais gosto, inclusive ao trabalhar com patentes e desenhos industriais. Se já trabalha na área, aplique as instruções acima mesmo assim. Aplicamos tudo isto até hoje no escritório da minha família, há mais de 40 anos no mercado.
Por fim, digo ser impossível lhe passar tudo que eu quero e acho importante em só um artigo. Por tal motivo, vendo mentorias. E também porque gosto de dinheiro, perdão.
Lembre-se de ler o artigo "Tiro curto para registrar marca".
Comentários